domingo, 13 de junho de 2010

Uso e abuso da História

Feriado Municipal – Uma escolha incongruente!...

No passado dia 1 de Junho, Palmela comemorou mais um feriado municipal, o que é normal e salutar. O que talvez não seja congruente é comemorarmos o dia em que o rei D. Manuel I esvaziou o nosso Foral!
Sim, no dia 1 de Junho de 1512, D. Manuel I concedeu a Palmela (e a outras localidades) o chamado Foral Novo, documento lindíssimo na forma, mas com fraco conteúdo. Os Forais Novos foram um dos vários instrumentos de Centralização do Poder Régio, ou seja, retiraram aos Concelhos a sua real autonomia e transformaram-nos em meras listas de impostos a pagar ao poder central.
Assim, paradoxalmente, Palmela, querendo comemorar o poder concelhio, na verdade está a comemorar a desvalorização do poder local por um Estado cada vez mais centralizado e burocrático. Está na hora de reabrir o debate e alterar a data do nosso feriado, por motivos mais que óbvios.
Não gostaria de terminar esta minha reflexão sem sublinhar que a História, sendo uma ciência, deve ser dignificada como tal e, quando se pretende escolher datas significativas, deve consultar-se especialistas, sob pena de se cair em situações deploráveis.
E nem quero citar casos como o do mau gosto do Agrupamento de Escolas de Aveiro!...

Sem comentários: