domingo, 20 de junho de 2010

Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social

UM CONTRIBUTO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE PALMELA
No passado dia 18, entre as 9 horas e 30 minutos e as 13 horas, realizou-se na Biblioteca Municipal de Palmela, a primeira de três sessões do Fórum «Como são a Pobreza e a Exclusão Social no Concelho de Palmela?», promovido pelo Centro Social de Palmela, no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Após a Sessão de Abertura, com a presença de várias entidades, nomeadamente, a Drª Ana Teresa Vicente, Presidente da Câmara Municipal e o Dr. António Caiado, Presidente do Centro Social, procedeu-se à entrega de prémios aos alunos vencedores do Concurso do «Cartaz Concelhio de 2010 – Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social»; para além de seis Menções Honrosas ganhas por alunos de várias escolas do Concelho (Hermenegildo Capelo, Poceirão e Secundária de Pinhal Novo), os três primeiros prémios foram atribuídos aos seguintes alunos: Inês Guedes e Francisco Pereira (Escola do 1º Ciclo/Loureiros); Bárbara Rodrigues (Escola Secundária de Pinhal Novo) e Joana Lopes (Escola Secundária de Palmela).
Seguiram-se vários momentos de divulgação do Projecto e de reflexão sobre o fenómeno da Pobreza e Exclusão Social, destacando-se a apresentação de um trabalho sobre o mesmo tema, pelos alunos do 11ºF (Turma de Humanidades) da Escola Secundária de Palmela, Carolina Mateus e João Condeça. Este trabalho, apresentado na Assembleia da República, no dia 26 de Abril, representou o Distrito de Setúbal no concurso de âmbito europeu intitulado Euroscola. Este momento de excelente desempenho destes jovens promissores ganhou o entusiasmo da assistência e motivou um interessante e profundo debate, envolvendo os participantes e desencadeando uma onda de optimismo e de crença nas potencialidades da Educação como único meio para enfrentarmos com eficácia os aspectos negativos da Globalização.
Ficou bem claro, nestes tempos de propaganda contra a Escola Pública, que os alunos adoram a sua escola e não a trocariam por nenhuma outra, o que nos obriga a reflectir também sobre o mau serviço dos rankings baseados apenas nas literacias tradicionais. Em resposta a uma questão que lhes foi colocada sobre este aspecto, os jovens convocaram o conceito de Inteligências Múltiplas e sublinharam que as literacias tradicionais são certamente importantes, mas não únicas, na formação do Cidadão Integral.
Parabéns Carolina e João, parabéns a todos os jovens que colaboraram na criação dos cartazes e aos organizadores e patrocinadores desta enriquecedora iniciativa do Centro Social de Palmela, a qual vai continuar em Setembro (no dia 17, na Biblioteca do Pinhal Novo) e em Novembro (dia 19, no Cine-Teatro São João). Juntem-se a ela! Ajudem a criar uma verdadeira Comunidade Educativa na linha das Cidades Educadoras, a que Palmela se associou há anos.