domingo, 13 de junho de 2010

Exposição na Cordoaria Nacional

A NÃO PERDER…
Sábado, dia 12 de Junho, pelas 10 horas, estive na Cordoaria Nacional (Lisboa), na inauguração de uma extraordinária exposição intitulada «Viva a República», onde a memória da Primeira República é visitada de um modo crítico e muito original, com especial destaque para os valores liberais e democráticos que ainda hoje nos inspiram. Tal como foi sublinhado pelo Primeiro-Ministro, esta exposição junta a competência científica, a estética e a modernidade. O Presidente da Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva, salientou a herança cívica da ideia republicana e a necessidade de se promover a reflexão e o debate sobre os grandes desafios que o mundo hoje enfrenta, o que só é possível através da valorização da ciência histórica.
O Comissário da exposição é o Historiador Luís Farinha e o Catálogo tem a colaboração de vários especialistas, tais como, Amadeu Carvalho Homem, António Reis, Ernesto Castro Leal, Fátima Patriarca, Fernando Catroga, Fernando Rosas, Medeiros Ferreira e Raquel Henriques da Silva. O Design Gráfico é da responsabilidade de Henrique Cayatte.
O horário é o seguinte: todos os dias, das 10 às 18 horas; a entrada é livre, mas as visitas guiadas exigem marcação prévia, por telefone (213628366) ou por mail (marcarvisitas@centenariorepublica.pt). O site oficial (http://www.centenariorepublica.pt/) dar-lhe-á mais pormenores.
Não queria deixar de lamentar o estado da nossa Comunicação Social, pois, pelo facto de, no mesmo dia se celebrar a nossa adesão à então CEE, apesar de lá estarem vários jornalistas e Tvs, nem uma nota surgiu sobre esta inauguração. Será que só interessam notícias mediáticas? A cultura não vende?
Só neste país é que se acha que a Cultura não interessa, mas a minha convicção é que será precisamente este país, com uma cultura ancestral e fronteiras estáveis que irá, no futuro, ter um grande papel na Europa, tal como já teve, aliás!...

Sem comentários: