domingo, 6 de julho de 2008

Procedimentos Metodológicos do Investigador em Educação

Como já deixei transparecer em várias partes deste blogue, um dos contributos desta Unidade Curricular foi a aquisição do hábito de me preocupar com o modo como cada estudo nasceu, algo a que antes não ligava absolutamente nada. Diria mesmo que passei de um extremo ao outro e agora a minha primeira preocupação, quando consulto uma obra de cariz científico é precisamente a de tentar perceber a sua genealogia e até já me dou ao luxo de criticar alguns estudos, tidos como estudos de referência, mas que, por vezes não apresentam consistência metodológica ou não denunciam a preocupação de comunicar ao leitor os passos dados para chegar ao conhecimento.
Assim, tentando ser útil aos colegas interessados (até ao nível da revisão da literatura dos temas das vossas Teses, quem sabe?!), vou aqui colocar uma lista de algumas obras consultadas, onde podem encontrar um leque variado de descrições metodológicas (além de poderem também beneficiar dos conteúdos específicos, religando saberes adquiridos nas várias unidades deste mestrado ou não):

- Afonso, Natércio Augusto (1995) A Imagem Pública da Escola, Inquérito à População sobre o Sistema Educativo. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional – O investigador descreve a metodologia utilizada no primeiro inquérito, sob a forma de sondagem (efectuada por uma empresa especializada), à população portuguesa com o propósito de identificar e caracterizar a evolução de atitudes do público face ao sistema de ensino, algo que ainda não faz parte dos nossos hábitos culturais, talvez devido ao nosso historial de elevadas taxas de analfabetismo e da fraca tradição de opinião pública.

- Costa, Maria Emília e Vale, Dulce (1998) A Violência nas Escolas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional – Este estudo sobre a violência descreve todos os procedimentos levados a cabo durante uma profunda investigação que cruzou metodologias quantitaivas e qualitativas. Uma das autoras é nossa conhecida (co-autora de Abordagem Sistémica do Conflito).

- Cunha, António Camilo (2007) Formação de Professores, a Investigação por Questionário e Entrevista, um exemplo prático. Vila Nova de Famalicão: Editorial Magnólia – Relata o percurso da investigação realizada no âmbito da formação de professores (Educação Físisca), centrado no problema das representações de professores e de formadores.

- Filipe, António (2008) Comunidades Online de Sucesso. Coimbra: Minerva – Este especialista em Metodologias de Elearning e Comunidades Colaborativas Online descreve como realizou este Estudo de Caso, no contexto de um curso de formação inicial na Escola Superior de Educação de Coimbra, numa turma com 39 alunos. Desde a Fase Exploratória até à da Redacção do Relatório, o autor passa em revista todos os passos seguidos e ferramentas informáticas utilizadas.

- Morais, Ana Maria et al (1993) Estudos Vários sobre a Influência da Socialização Primária e Secundária. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian – Trata-se de um conjunto de vários estudos empíricos realizados em escolas da zona da Grande Lisboa que mostram a relação entre a teoria sociológica de Bernstein e a Investigação-Acção. Cada estudo descreve a metodologia utilizada, onde os métodos quantitativos não foram deixados de parte.

- Spodek, Bernard, coordenação de (2002) Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian – Esta obra gigantesca, traduzida por Ana Chaves, sob a revisão científica de Teresa Vasconcelos, reúne dezenas de artigos de investigação levada a cabo por especialistas de renome internacional e mostra a enorme diversidade da investigação qualitativa (incluindo instrumentos estandardizados e não estandardizados), ao mesmo tempo que aborda temáticas como a relação entre a Investigação e a Política, o Multiculturalismo, o Modelo Vygotskiano, etc..

- Teixeira, João Tiago (2004) Mudança de Concepções dos Professores. Lisboa: Instituto Piaget – Descreve ao pormenor o planeamento do estudo com particular incidência no processo de construção do seu instrumento de trabalho (o Inquérito precedido de Estudos-Piloto: Entrevista e Pré-Questionário) e nos procedimentos de validação (avaliação da consistência interna e validade externa do Questionário). O estudo desenvolve-se em torno de modelos conceptuais implícitos nas atitudes dos professores de disciplinas várias (o autor é de Filosofia, mas aborda questões também relativas às Ciências Naturais), dividindo-os em Concepções Psicopedagógicas Tradicionais ou Concepções Psicopedagógicas Construtivistas-Relacionais.

- Veiga, Feliciano H. (1995) Transgressão e Auto-Conceito dos Jovens na Escola. Lisboa: Fim de Século – Para além do interesse da temática, destaco a descrição que o autor faz da metodologia utilizada, mais concretamente nos capítulos V e VI, onde caracteriza a população-alvo, refere como seleccionou amostra e os procedimentos, desde os pedidos de autorização, ao programa da computador usado, construção da escala, fidelidade dos resultados e análise estatística dos mesmos, sua discussão e interpretação e conclusões e sugestões para futuros estudos.

Esta foi a Bibliografia consultada informalmente (para além de dezenas de Teses, sobre os temas mais variados, que se encontram ao nosso dispor na Biblioteca da Universidade Aberta)