domingo, 13 de junho de 2010

Pestalozzi

Foi uma longa ausência, pois até me esqueço que tenho um blogue! Coisas de quem acha que isto tem algo de narcísico...
Mas agora apeteceu-me partilhar a minha experiência num projecto do Conselho da Europa com o nome do grande pedagogo contemporâneo de Rousseau, o suíço Pestalozzi. Não é por acaso que o CE intitula este projecto assim. Realmente, Pestalozzi criou uma pedagogia baseada em valores e assente na ideia de que o educador também deve ser educado.
Pois é, acabei de chegar de Cracóvia, onde participei no Módulo B. O Módulo A foi em Outubro passado, em Estrasburgo e ai os 27 participantes, de países tão diversos como o Azerbeijão, a Inglaterra, a Turquia ou Chipre, trocaram experiências e apresentaram materiais pedagógicos e estratégicas usadas nos sistemas de ensino dos seus países relativamente ao tema deste ano: A Prevenção de Crimes Contra a Humanidade. Depois, cada um gizou um ante-projecto que depois foi desenvolvendo e ajustando em função da sua aplicação e do debate gerado numa e-plataforma.
Eu divulguei a figura de Aristides de Sousa Mendes e salientei o facto de, contrariamente a Wallenberg e outros, este homem ter actuado sozinho e contrariando as ordens de Salazar, o que lhe valeu um futuro de miséria. O meu projecto foi, porém, sobre o Genocídio do Povo Maubere, o qual na altura não mereceu o interesse da comunidade internacional, de tal modo que, mesmo quando o Prémio Nobel foi atribuído aos timorenses, Ximenes Belo e Ramos Horta, na França, por exemplo, apenas uma rádio deu a notícia e deste modo: o Nobel da Paz foi atribuído a dois desconhecidos!
Bem, mas o tema aqui até nem é muito relevante, pois a preocupação é: como educar para a Prevenção de CCC (Crimes Contra a Humanidade)? Que competências devem ser desenvolvidas e como?
Disto falarei depois!
Até lá, vão opinando...

1 comentário:

Unknown disse...

é bom tê-la de volta!

beijinho